Quando tinha 13 anos li um livro que abriu minha cabeça. Em “1984” George Orwell mostra como um governo sob slogan “O Big Brother está de olho em você” mantem o povo em constante vigília com câmeras e telas. Não bastasse, já não dá para saber o limite de Verdade/Ficção. O Ministério da Paz promove guerra, o Ministério do Amor persegue e tortura e Wiston (o protagonista) é o censor que apaga registros históricos para o Ministério da Verdade.
“«Mas como vocês fazem para controlar a matéria?» (…) «não controlam o clima; nem a lei da gravidade… sem falar nas doenças, na dor e na morte» (…) O’Brien silenciou-o com um movimento de mão. «Controlamos a matéria porque controlamos a mente (…)»” (ORWELL)
Bauman em “modernidade liquida” (1999) fala que distopias estão fora de moda pois o imperativo do bem estar, da felicidade e do “você é o único responsável pelo seu sucesso! / trabalhe enquanto eles dormem!” está super em alta, bem sabia o Bauman que isso coloca pessoas uma contra as outras, basicamente a consolidação da teoria do Biopoder (1976) de Foucault, que compreendeu como nós nos tornamos dóceis a dominação se não percebemos como ela penetra nossos corpos e mentes.
A maioria das pessoas não pensa o quanto suas ações são pouco autenticas e motivadas por fatores externos além do seu controle. Acontece que como proposto pelo psicólogo humanista A. Maslow em 1943: não dá pra Sonhar se não temos Autoestima, mas antes de se Amar temos que se sentir Amados, porém só acreditamos nesse Amor se temos Segurança (física, social e material), que só vai ser garantida se nossas Necessidades Fisiológicas estiveram supridas. O povo com Fome, Doente e sem Emprego está disposto a aceitar qualquer coisa, mas mesmo você que tem o básico pode estar sendo privado de Sonhar ou mesmo se Amar pelo Medo.
Eles criam desconfiança, botam um contra o outro, queimam nossos museus, apagam nossa história, negam nossas vacinas, exportam a comida de nosso prato, manipulam informação… Independência não é bandeiras ou desfiles, mas sim de ter o necessário para uma vida digna, só assim pode ter Autonomia para perceber quem tentar manipular seu Desejo. Feliz 7 de setembro
Herbert de Moraes Vieira
Psicólogo | CRP: 05/53607
BAUMAN, Z.: Modernidade Líquida. (1999) Trad. Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2001
FOUCAULT, M.: A vontade de Saber, in: A Historia da Sexualidade (1976), Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque e J.A. Guilhon Albuquerque, ed. 3 Rio de Janeiro/São Paulo: Paz & Terra, 2017 v.1
Maslow, A.: Motivation and personality (1943) (3rd ed.). New York. 1987
ORWELL, G.: 1984 (1949), trad. Alexandre Hubner; Heloísa Jahn, re. 2ª. São Paulo: Companhia das Letras, 2010
Comments