top of page
Foto do escritorHerbert Vieira

Feliz 7 de Setembro

Quando tinha 13 anos li um livro que abriu minha cabeça. Em “1984” George Orwell mostra como um governo sob slogan “O Big Brother está de olho em você” mantem o povo em constante vigília com câmeras e telas. Não bastasse, já não dá para saber o limite de Verdade/Ficção. O Ministério da Paz promove guerra, o Ministério do Amor persegue e tortura e Wiston (o protagonista) é o censor que apaga registros históricos para o Ministério da Verdade.


“«Mas como vocês fazem para controlar a matéria?» (…) «não controlam o clima; nem a lei da gravidade… sem falar nas doenças, na dor e na morte» (…) O’Brien silenciou-o com um movimento de mão. «Controlamos a matéria porque controlamos a mente (…)»” (ORWELL)


Bauman em “modernidade liquida” (1999) fala que distopias estão fora de moda pois o imperativo do bem estar, da felicidade e do “você é o único responsável pelo seu sucesso! / trabalhe enquanto eles dormem!” está super em alta, bem sabia o Bauman que isso coloca pessoas uma contra as outras, basicamente a consolidação da teoria do Biopoder (1976) de Foucault, que compreendeu como nós nos tornamos dóceis a dominação se não percebemos como ela penetra nossos corpos e mentes.


A maioria das pessoas não pensa o quanto suas ações são pouco autenticas e motivadas por fatores externos além do seu controle. Acontece que como proposto pelo psicólogo humanista A. Maslow em 1943: não dá pra Sonhar se não temos Autoestima, mas antes de se Amar temos que se sentir Amados, porém só acreditamos nesse Amor se temos Segurança (física, social e material), que só vai ser garantida se nossas Necessidades Fisiológicas estiveram supridas. O povo com Fome, Doente e sem Emprego está disposto a aceitar qualquer coisa, mas mesmo você que tem o básico pode estar sendo privado de Sonhar ou mesmo se Amar pelo Medo.



Eles criam desconfiança, botam um contra o outro, queimam nossos museus, apagam nossa história, negam nossas vacinas, exportam a comida de nosso prato, manipulam informação… Independência não é bandeiras ou desfiles, mas sim de ter o necessário para uma vida digna, só assim pode ter Autonomia para perceber quem tentar manipular seu Desejo. Feliz 7 de setembro




Herbert de Moraes Vieira

Psicólogo | CRP: 05/53607





  1. BAUMAN, Z.: Modernidade Líquida. (1999) Trad. Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2001

  2. FOUCAULT, M.: A vontade de Saber, in: A Historia da Sexualidade (1976), Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque e J.A. Guilhon Albuquerque, ed. 3 Rio de Janeiro/São Paulo: Paz & Terra, 2017 v.1

  3. Maslow, A.: Motivation and personality (1943) (3rd ed.). New York. 1987

  4. ORWELL, G.: 1984 (1949), trad. Alexandre Hubner; Heloísa Jahn, re. 2ª. São Paulo: Companhia das Letras, 2010



16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page